sábado, 20 de abril de 2024

UMA PEQUENA FÉ EM JESUS (Cartas Evangelísticas)

perolas-diarias-ministerios, cartas-evangelisticas,UMA PEQUENA FÉ EM JESUS

TEXTO BASE: Marcos 5: 25-34 (buscou uma bênção e ganhou três)

 Uma pequena fé em Jesus, isso era suficiente quando Jesus se encontrava entre nós, fisicamente, pois hoje Ele ainda vive entre nós, só que em Espírito, portanto no corpo Ele se encontra no céu, junto do Pai para interceder por nós (1 João 2:1). E até hoje isso é o que nos basta.

Mas durante todo o tempo de sua humilhação e sofrimento por nós, Jesus andou sempre fazendo o bem, curando pessoas, realizando muitos milagres (que serviria de sinais para os judeus identificarem o Messias), e principalmente pregando o Evangelho.

E quando retornou das terras dos gerasenos, em Cafarnaum, ia atender ao pedido de Jairo, um dos principais da sinagoga dos judeus-(Marcos 5:21-43). Grande multidão o seguia, foi nesse ínterim que aconteceu um dos mais extraordinário milagres de Jesus (digo mais, porque foram 3 em 1).

Está escrito: Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo gastado tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo que dEle saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele , porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, consciente do que nela se operava , veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade e Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.

(Marcos 5:25-34)

A LEI NOS DESQUALIFICA E A GRAÇA NOS APROVAperolas-diarias-ministerios, cartas-evangelisticas,

Esta mulher era temente a Deus, porque ela obedecia à lei. Esta mesma lei a tornava excluído do povo de Deus.

A lei diz: ...a mulher, quando manar fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua menstruação ou quando tiver fluxo do sangue por mais tempo do que o costumado, todos os dias do fluxo será imunda,... assim, separareis os filhos de Israel das suas impurezas, para que não morram nelas, ao contaminarem o meu tabernáculo, que está no meio deles. (Levítico 15: 25,31).

Também a desqualificava para o casamento: Se um homem se deitar com mulher no tempo da enfermidade dela e lhe descobrir a nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão eliminados do meio do seu povo. (Levítico 20:18).

GRAÇA, A SOLUÇÃO PARA A LEIperolas-diarias-ministerios, cartas-evangelisticas,

Além do sofrimento físico, o pior era viver afastada do povo de Deus. Porque não existe sofrimento maior do que ter o desejo de adorar a Deus, mas por causa do seu mal não poder. Contudo foi este desejo que a impeliu a buscar a Jesus, no meio de uma grande multidão onde todos procuravam toca-Lhe, Jesus sentiu um toque de fé (v.30), e a fé é o meio para que as bênçãos de Deus cheguem até a pessoa, pois sem fé é impossível agradar a Deus... (Hebreus 11:6).

Apenas uma pequena fé em Jesus é o bastante para agradar a Deus, ou seja, é a fé naquele que é o Filho amado em Quem o Pai se alegra (Mateus 3:17), aquele que Deus mandou para ouvir(Lucas 9:35).

Está escrito: Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração (Salmo 37:4).

Ela tendo apenas ouvido a fama de Jesus (v.27), mas desejando ser curada do seu mal, creu que Ele era poderoso para curá-la, e imediatamente foi curada (3). 

Entretanto, havia ainda duas bênçãos para ela, sendo que, uma delas era a maior de todas, mas para recebê-las, esta mulher tinha que renunciar seus próprios valores, que eram os mesmos da sociedade que estava afastada por causa do seu mal e para isso ela adquiriu coragem e esperança, para vencer o medo que é o segundo pior inimigo do homem, pois os covardes serão lançados no lago de fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. (Apocalipse 21:8).

A covardia reflete a dúvida que há no nosso coração e a dúvida mostra a nossa incredulidade na promessa de Deus, tirando a convicção de que Ele é poderoso para cumprir o que promete através de sua Palavra, desde os tempos antigos. Cheia de coragem e esperança, ela se ajoelhou aos pés de Jesus, numa atitude de adoração, diante de todos, uma sociedade que não aceitava a divindade de Jesus, e Ele cumpre o que nos promete através de sua Palavra em Mateus 10:32 Aquele que me confessar diante dos homens, também Eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus; Ela agora podia ir adorar a Deus(1) e passou a ser aceita pela sociedade(2) que a excluí-a.

APLICANDO À VIDA DIÁRIAperolas-diarias-ministerios, cartas-evangelisticas,

Talvez você, seja como esta mulher que com uma pequena fé em Jesus, o buscou para a solução dos seus problemas (3) e como tal, Ele resolveu para você, mas você tem resistido para confessá-lo como teu Salvador pessoal e Senhor diante de todos, passando a segui-lo, renunciando os seus próprios valores para ganhar os valores de Jesus, que são valores eternos: 2-ser restaurado diante dos homens e passando a ser respeitado por causa da nova criatura que és; 1- a salvação da alma; ser propriedade exclusiva de Deus (1 Pedro 2:9), livrando-se do mal que a manteria eternamente separada de Deus e assim poder entrar na presença de Deus para adorá-lo; pois a sua dívida de pecados foram pagas através de Jesus Cristo. 

Mas você precisa receber este perdão de Deus pela fé: 

JUSTIFICADOS, POIS, MEDIANTE A FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS POR MEIO DE NOSSO SENHOR. JESUS CRISTO;... SENDO JUSTIFICADOS PELO SEU SANGUE, SEREMOS POR ELE SALVOS DA IRA. (Romanos 5:1, 9) 

Acompanhe nossos trabalhos nas Redes Sociais: facebook e Instagram  

[REFERÊNCIAS PARA ESTUDOS:

Marcos 5:25-34; 1 João 2:1; Marcos 5:21-43; Levítico 15: 25,31; Levítico 20:18; Hebreus 11:6; Mateus 3:17; Lucas 9:35; Salmo 37:4; Apocalipse 21:8; Mateus 10:32; 1 Pedro 2:9; Romanos 5:1, 9.]

[Escrita em Juazeiro do Norte-CE. 2004]

Nenhum comentário:

Postar um comentário